Betim terá Parque Tecnológico
quinta-feira, 21 de março de 2013A implantação de um Parque Tecnológico em Betim, um projeto anunciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seadec), juntamente com a Superintendência de Tecnologia da Informação, poderá fazer do município uma referência na área de tecnologia de ponta e pesquisas científicas. O objetivo é que o poder público, empresas, universidades na cidade de Betim e a comunidade trabalhem de forma integrada em busca de um crescimento sustentável.
A proposta teve início na primeira gestão do atual prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), e, agora, foi retomada após as pastas responsáveis terem identificado uma área propícia para o desenvolvimento do projeto, que fica no entroncamento da BR 381 com a BR 262. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Freire, o projeto será um vetor de indução para o desenvolvimento não só regional, mas como nacional. “Este Parque Tecnológico irá preencher algumas lacunas existentes na cidade. Em Betim, identificamos uma mão-de-obra pouco técnica, e mais operária. Se for realizado com êxito, além de conseguirmos ampliar o vínculo com instituições de ensino especializadas, a nossa cidade passará a desenvolver projetos tecnológicos e científicos ao invés de somente aplicá-los”, afirmou Fabrício.
O projeto tem parceria com a Prefeitura de Araxá, que possui um parque em implantação. “Vamos unir forçar e potencialidades para criar um ambiente de discussões e troca de experiências. Araxá é um município riquíssimo em terras-raras e minerais como o nióbio e, esta, foi uma das principais motivações em sermos parceiros. Estamos agregando valores”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Neste mês, a prefeitura recebeu o cônsul da Espanha, Ignácio Martinez, que apresentou empresas espanholas dispostas a se instalarem aqui na cidade. O projeto também foi apresentado ao Governo do Estado de Minas Gerais, que demonstrou grande interesse em apoiar a iniciativa.
Fonte: Prefeitura Municipal de Betim