Betim terá posto de atendimento aos pacientes com sintomas da dengue
segunda-feira, 1 de abril de 2013Devido ao aumento do número de casos de dengue no Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Betim informa que, a partir de semana que vem, será instalado um posto de atendimento no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga. O intuito é atender, exclusivamente, pacientes que tenham identificado os sintomas da dengue – como, por exemplo, febre alta e súbita, dores fortes no corpo e atrás dos olhos. A previsão é que o posto fique em atividade até o mês de maio, podendo ter o prazo prorrogado por mais 30 dias, de acordo com a demanda.
O posto é uma parceria do município com o governo do estado, que irá disponibilizar dois médicos, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem por plantão de 24 horas. No local, serão realizados exames e, se necessário, o paciente poderá passar pelo processo de hidratação, essencial para reduzir o agravamento do quadro clínico.
De acordo com o secretário adjunto de saúde, Elio Conroy, o governo optou pelo Divino Braga, pois a unidade atende aos requisitos técnicos necessários para o atendimento. “Essa ação irá desafogar as outras unidades de saúde na cidade de Betim. O atendimento nesse posto auxiliar não precisará ser feito dentro das dependências comuns do Divino Braga e, por isso, ele foi o escolhido. Será feito em um compartimento separado, apto a receber este tipo de atendimento. O ponto de hidratação, por sua vez, será realizado no auditório da unidade. Há, também, próximo ao local de atendimento, banheiros femininos, masculinos, e para deficientes físicos”, afirma.
Ações
Para evitar o surto da doença, a Prefeitura de Betim permanece vigilante e convoca a população para trabalhar em equipe e ajudar a eliminar os focos do mosquito. Os bairros com maior números de casos notificados são: Jardim Teresópolis, Dom Bosco, São João e Alterosas I e II. O gerente do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), Sérgio Chumbinho, explicou que ações, em parceria com as administrações regionais, começaram a ser feitas neste mês, incluindo o mutirão de limpeza urbana para eliminar os focos do mosquito e o recolhimento de pneus, material que mal acondicionado pode acumular água parada. “Nossa equipe continua a fazer as visitas de rotina nas residências e lotes para combater o Aedes aegypti. Nos pontos de maior incidência de casos confirmados estamos aplicando o “fumacê” com bomba motorizada”, disse Chumbinho sobre a intensificação das atividades preventivas e de controle. Na próxima semana, cartilhas e cartazes de conscientização e informação a respeito do combate serão distribuídos pela cidade.
Em caso suspeito da existência de criadouros do mosquito a pessoa deve entrar em contato com o CCZE pelos telefones (31) 3594-5424 e 0800-2835424.
Dados
O Serviço de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Betim registrou, de janeiro até o dia 25 de março deste ano, 3.734 casos suspeitos de dengue em residentes do município. Em 2012, no mesmo período, ocorreram 1.364 notificações, o que representa um aumento de 173,8 % nas notificações. De janeiro até o dia 25 de março, 406 casos foram confirmados (10,9 % do total de notificações) tendo um deles desenvolvido FHD (dengue hemorrágica). Foram descartados 294 casos (7,9 %) e 3034 (81,3 %) aguardam classificação final, a partir do resultado da sorologia realizada pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) ou por critérios clínicos epidemiológicos, pela vinculação com outros casos já classificados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Betim
Mais notícias sobre Betim:
- Mês do livro infantil será comemorado com atividades culturais em Betim
- Itinerário da linha 40 volta ao trajeto original em Betim
- Prefeitura prorroga inscrições para o Pré-Enem em Betim
- Prefeitura inicia processo de anistia fiscal em Betim
- Funarbe abre inscrições para participar da palestra de Yara Tupynambá em Betim