Homeopatia é usada para tratar pacientes com dengue em Betim
quarta-feira, 17 de abril de 2013A Prefeitura Municipal de Betim está usando medicamento homeopático para o tratamento das pessoas infectadas pelo vírus da dengue. O programa Farmácia Viva é o responsável pela produção da substância. O “Eupatorium Perfoliatum” foi desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá e, no Brasil, já foi testado e aprovado nas cidades de Macaé (RJ), guia São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO). “Apesar de proporcionar uma recuperação mais rápida, a medicação não imuniza o paciente. O tratamento homeopático não é considerado vacina, mas diminui os sintomas da dengue, a morbidade e a letalidade”, explicou o médico homeopata Ítalo Astoni. Em Betim, essa homeopatia está sendo aplicada no Centro de Referência Divino Braga, sob a supervisão de médicos homeopatas.
Segundo Astoni, o Eupatorium pode ser utilizado por quem já contraiu o vírus ou de forma preventiva. Além de não ter nenhuma restrição, podendo ser prescrito para crianças, gestante e idosos. Normalmente os sintomas da dengue tem duração de sete a dez dias, com o tratamento homeopático os sintomas podem acabar em até dois dias.
Para a assistente administrativo, Jéssica Lara do Nascimento, os ganhos foram significativos. “A tontura passou, minhas dores de cabeça estão menores e senti uma melhora no meu corpo”, disse Jéssica.
A substância, que recebeu o nome de Proden, faz parte de um complexo homeopático registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não tem contraindicação e nem efeitos colaterais significativos.
Sobre a Planta ‘Eupatoruim Perfoliatum’
A planta era usada tradicionalmente para febres e diz-se que é o principal remédio nativo americano para malária, assim como as febres em geral. Era recomendado na época de Pedânio Dioscórides, fundador da farmacognosia (70 d.C.), para úlceras, disenteria, picadas de répteis, febres crônicas e doença do fígado. A planta é utilizada em fisioterapia para resfriados, dores no corpo, gripes e reumatismo.
Sobre Dr. Ítalo Márcio Batista Astoni Júnior
Dr. Ítalo Márcio é graduado na Faculdade de Ciências Médicas do Estado de Minas Gerais, atua como clínico geral e homeopata, especialista em clínica médica, em medicina de urgência, em psicossomática e em homeopatia. É vice-presidente do Instituto Médico de Homeopatia, doutorando em bioética pela Universidade do Porto e professor de saúde na cidade de Betim pública do curso de medicina da universidade UNIBH. É ainda referencia técnica das práticas integrativas e complementares de Betim.
Fonte: Prefeitura Municipal de Betim