Prefeitura de Betim prorroga o estado de calamidade pública no Hospital Público Professor Osvaldo Franco
segunda-feira, 13 de maio de 2013A Prefeitura Municipal de Betim prorrogou, por mais 90 dias, o decreto de calamidade pública no Hospital Público Professor Osvaldo Franco. A decisão, publicada na semana passada, no Órgão Oficial do município, foi tomada com o objetivo de agilizar a conclusão das obras no quarto andar, responsável pela unidade neonatal e pelos partos de alto risco – a previsão é que a obra seja concluída em junho.
Além disso, com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde na cidade de Betim poderá firmar contratos com fornecedores e prestadores de serviços com mais agilidade, sem que, antes disso, haja a necessidade de ocorrerem processos de licitação. Assim, a secretaria continuará atendendo as determinações indicadas em relatório produzido pela Vigilância Sanitária Estadual (Visa-Estado de MG), com a participação de técnicos da vigilância municipal e de infectologistas do hospital.
De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Junio Araújo, as internações estão sendo retomadas de acordo com a capacidade do hospital, que hoje conta com 236 leitos. “A medida que nos adequamos às determinações da Visa, o atendimento se normaliza e as internações são liberadas. A intenção é chegarmos a 300 leitos”, afirma.
Reestruturação física
As obras de reestruturação, iniciadas em fevereiro, no quinto andar do hospital regional, irão percorrer toda a unidade. Estão previstos reparos, ampliação das salas de cirurgia, pintura, troca de móveis e aquisição de novos equipamentos.
Entenda o caso
Em janeiro, o hospital na cidade de Betim recebeu uma comissão da Visa-MG, que, com integrantes da vigilância municipal e de infectologistas do hospital, produziram um laudo sobre as condições físicas, de atendimento e de contaminação pela superbactéria KPC e outros micro-organismos multirresistentes no hospital. O laudo, entregue à prefeitura de Betim no dia 30 de janeiro, apresentou diversas determinações da Visa-MG, entre elas a suspensão de novas internações na unidade.
Em fevereiro, a prefeitura assinou um decreto de calamidade pública no Hospital Regional para facilitar as adequações determinadas pela Visa-MG.
Fonte: Prefeitura Municipal de Betim
Mais notícias sobre Betim:
- CPC Centro abre inscrições para oficinas culturais em Betim
- Bairro Novo Amazonas recebe ação social no Dia do Trabalhador em Betim
- Prefeitura de Betim inaugura comunidade terapêutica para o tratamento de dependentes químicos
- Crianças com necessidades especiais voltam a ter acompanhamento nas escolas em Betim
- Prefeitura de Betim oferece cursos técnicos gratuitos