Vida por Vidas acontece dia 23 em Betim
terça-feira, 19 de março de 2013Pelo oitavo ano consecutivo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia promove o Projeto Vida por Vidas. O objetivo é conscientizar a população betinense da importância de doar sangue e de se cadastrar no banco de medula óssea e plaquetas. O evento sempre acontece na semana que antecede a Páscoa.
Este ano, o Vida por Vidas está agendado para o dia 23 de março, a saída da caminhada será às 9h, no Viaduto Jacintão. A previsão de chegando é às 10h, no Poliesportivo, onde acontecerá o evento na cidade de Betim com shows. Lá os participantes poderão seguir para o Hemominas, em carros da organização do evento, onde serão feitas as coletas para doação.
A iniciativa é voluntária e promovida pelos Jovens Adventistas, que se sensibilizaram com a baixa no estoque nos bancos de sangue da região. O projeto foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 2006, recebeu o prêmio “Campanha Destaque que Incentiva a Doação de Sangue”. Em 2009, o Projeto Vida por Vidas se tornou lei municipal.
Todas as pessoas estão sujeitas a precisar de transfusão de sangue, seja por doença, acidente, cirurgia entre outros. Para o doador, o sangue coletado não faz falta. A reposição é feita em pouco tempo pelo próprio organismo. Cada doação pode salvar até três vidas.
Para ser um doador:
– Ter entre 18 e 65 anos de idade;
– Gozar de boa saúde;
– Estar alimentado;
– Pesar acima de 50 quilos;
– Apresentar um documento de identidade com foto;
– Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
– Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
– Não tenha ingerido bebida alcoólica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Betim